WALKAROUND: P 47D Senta Púa
Esse walkaround do Republic P-47D Thunderbolt foi feito pelo amigo e modelista Alex Bender, quando esteve na cidade de Curitiba-PR e visitou o Museu do Expedicionário naquela cidade.
This walkaround of the Republic P-47D Thunderbolt was made by a friend and modeler Alex Bender, when he was in the city of Curitiba-PR and visited the Expeditionary Museum in that city.
O exemplar exposto na praça em frente ao museu ostenta a marcação A4, avião pilotado pelo então 2.º tenente aviador Alberto Martins Torres na Itália durante da Segunda Guerra Mundial. Porém não se trata deste avião, já que ele se acidentou em 1946 no Rio de Janeiro. A aeronave de fato seria o P-47D-25-RE, matrícula C1, número de série 42-26762, pilotado pelo capitão aviador Fortunato Câmara de Oliveira, veterano da guerra.
The plane displayed in the square in front of the museum have the A4 markings, an airplane flown by the 2nd Lieutenant Alberto Martins Torres in Italy during World War II. But it is not the correct plane, since it crashed in 1946 at Rio de Janeiro. The actual aircraft would be the P-47D-25-RE, registration number C1, serial number 42-26762, piloted by Captain Fortunato Câmara de Oliveira, veteran of the war.
Mas existe uma polêmica quanto a real identidade deste Thunderbolt, afinal em Curitiba havia outro P-47, mas de uma versão mais nova, o P-47D-40-RA, de um lote que chegou ao Brasil depois da guerra, com número de série 45-49485. Segundo alguns esse sim seria o avião que está exposto.
But there is a controversy regarding the real identity of this Thunderbolt, after all in Curitiba there was another P-47, but of a newer version, the P-47D-40-RA, that arrived in Brazil after the war, with series 45-49485. According to some people, it is the real airplane that is exposed there.
Mais informações sobre o museu:
More information here:
http://www.museudoexpedicionario.5rm.eb.mil.br/
o avião C1 do Cap Fortunato era um P-47D 25-RE e não tinha por exemplo, algumas características que estão presentes no avião exposto: o compressibility flap ( um em cada asa) , farol de pouso posicionado proximo a ponta da asa esquerda, e possui tbm os furos sob as asas de fixação de foguetes HVAR, o que caracteriza tal aeronave como um P-47D 40, e não um D 25.
ResponderExcluir